Ibama autoriza derrocamento do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins; obra viabiliza Porto de Praia Norte
As obras serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e envolve a instalação de canteiros de apoio, industriais e paiol de explosivos
PRAIA NORTE – Foi emitida nesta segunda-feira (26/5), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença de Instalação de Instalação para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com a licença fica autorizado o início das obras de derrocagem (remoção de rochas submersas) do Pedral do Lourenço, um trecho crítico para a navegação no Rio Tocantins, localizado no estado do Pará.
A licença,
Com validade de cinco anos a partir da data de assinatura, a Licença de Instalação (LI) refere-se especificamente ao Trecho 2 da obra, compreendendo 35 quilômetros de extensão entre a localidade de Santa Teresinha do Tauiri e a Ilha do Bogéa. O documento permite ao Dnit não apenas a execução da derrocagem em si, mas também a instalação de canteiros de apoio, área industrial e paiol para armazenamento de explosivos, essenciais para a operação.
As obras de engenharia inicial terão como meta principal neste primeiro momento remover as formações rochosas que impedem ou dificultam a navegação comercial durante parte do ano, especialmente no período de estiagem. Com a conclusão da obra, espera-se viabilizar um canal navegável seguro e contínuo, consolidando a Hidrovia Tocantins-Araguaia como um importante corredor logístico para o escoamento da produção agrícola e mineral do Centro-Oeste e Norte do Brasil até os portos paraenses, como o de Vila do Conde.
LICENCA_78207_ Pedral do Lourenco
A Liberação desta licença para o início das obras era uma notícia aguardada por muitos anos. O licenciamento ambiental desta obra iniciou em 2016, foram 9 anos desde o início dos estudos ambientais até se alcançar a Licença de Instalação (que autoriza o início da obra de derrocamento do pedral do Lourenço e de dragagem no canal do Rio Tocantins).
Conforme informações do Porto de Praia Norte e essa obra vai trazer a viabilidade de navegação comercial durante os 12 meses do ano, e assim, através do Porto Praia Norte, contribuir para o escoamento da safra de grãos do agronegócio tocantinense e abranger toda fronteira agrícola do corredor centro-norte.
PRAIA NORTE
Essa obra vai viabilizar a ligação fluvial do Estado do Tocantins ao oceano Atlântico e aos portos do mundo. Vai possibilitar o desenvolvimento industrial da região do Bico do Papagaio com acesso fluvial ao Polo Industrial de Manaus. Autor: (Obico) | Data: 2025-05-27 08:39:17
Vizualizações: 81