Discentes de IFTO Campus Araguatins do curso técnico em Agropecuária   participam de atividades da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que foram iniciadas na última terça-feira, 8. Nessa edição, o tema é: O Futuro da Agroindústria Sustentável. Esse primeiro dia foi marcado por visitações, nos stands institucionais, onde foram apresentadas opções para diferenciar-se no mercado de trabalho, técnicas sustentáveis e tudo que há de novidades no mundo agro.

O IFTO marcou presença, não só nas visitas como nos stands onde foi realizada a apresentação da biofábrica de mudas, orientada pela professora Vanessa David (Campus Palmas) e também foi feita a exposição/degustação de produtos do processamento da banana, demonstração de robôs sumôs e coleções de insetos, esses últimos supervisionados pelo professor Otávio Cabral e pelo técnico administrativo Éder Resende (Campus Dianópolis).

Banana chips

O produto denominado banana chips é originado do projeto desenvolvido no Campus Dianópolis, sob a orientação do professor Eduardo Dias e apoio do técnico administrativo Éder Resende, que consiste no aproveitamento das bananas verdes do Projeto de Irrigação Manuel Alves.

Os frutos que seriam descartados pelo mercado, são descascados, fatiados e fritos como se fossem petiscos, no formato de chips, por isso são chamadas de bananas chips. Além do aproveitamento, o projeto também busca oferecer alternativas de renda aos pequenos produtores integrantes do projeto.