Mauro Carlesse (PHS) levou a maioria, com mais de 30% dos votos, um total de mais de 173 mil votos válidos; Vicentinho (PR) conseguiu emplacar mais de 22% dos votos válidos

O eleitorado tocantinense deverá voltar às urnas no próximo dia 24 de junho para votar no segundo turno para governador e vice do Tocantins. No primeiro turno das eleições suplementares, realizado neste domingo, 3, o governador interino do Estado, Mauro Carlesse (PHS), consagrou a maioria dos votos com mais de 30%, um total de mais de 173 mil votos válidos. Em seguida, Vicentinho Alves (PR) conseguiu emplacar mais de 22% dos votos, um total 126 mil votos. Ambos disputarão o segundo turno.

O candidato Carlos Amastha (PSB) ficou com a terceira colocação, com 21% dos votos, mais de 122 mil votos; seguido de Kátia Abreu (PDT), com 15% dos votos, sendo mais de 89 mil votos; Márlon Reis (REDE) teve 9.94%, sendo mais de 56 mil votos, e Marcos Souza (PRTB) teve menos de 0,50% dos votos, pouco mais de 2,7 mil votos. O candidato Mário Lúcio Avelar (Psol), que concorreu à eleição com sua candidatura sub judice, teve mais de 3,8 mil votos.

Para vencer as eleições em primeiro turno, o candidato mais eleito deveria ter conseguido a maioria absoluta dos votos, conforme previsto nos arts. 28, 29, inciso II, e 77, da Constituição de 1988. De acordo com esses dispositivos, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições nas localidades com mais de 200 mil eleitores.

 

Abstenção, votos nulos e brancos

O número de abstenção nas eleições suplementares surpreendeu. Mais de 30% dos eleitores tocantinenses não compareceram às urnas, um total de 305 mil. Mais de 707 mil eleitores, representando 69%, compareceram às urnas. Os votos nulos somaram 17%, mais de 121 mil; 2% votou em branco, mais de 14 mil votos.

 

Três eleições no ano

Além das eleições suplementares deste domingo e do segundo turno no próximo dia 24, os tocantinenses voltam às urnas novamente em 7 de outubro para eleger o governador para o mandato de 2019 a 2023 nas eleições regulares.

 

Confira o vídeo de comemoração do candidato Mauro Carlesse (PHS), em Gurupi:

 

Ouça áudio do Vicentinho (PR), em Porto Nacional, onde acompanhou a apuração dos votos: