Faltando apenas 3 semanas para abertura do prazo em que os partidos políticos indiquem seus nomes para os cargos eletivos da Eleição Geral de outubro. As Convenções partidárias podem ser realizadas a partir do dia 20 de julho e segue até 5 de agosto.

Esta semana, 19 partidos sinalizaram possibilidade para conversarem e discutirem a viabilidade de convergirem para um projeto comum. As legendas são: PR, PSB, PDT, Rede, SD, PSDB, MDB, PSD, PSC, PTB, PT, PROS, PV, Avante, Patriota, Podemos, PCdoB, PPL e PMB.

É importante ressaltar ao leitor, que não existe nada fechado ou sacramentado ainda, o que existe é a disposição para se debater o assunto e tentar chegar a uma consonância, priorizando mais as afinidades, do que as discordâncias. Interlocutores dos partidos, dizem que para isso, seria necessária a unificação de um programa de governo que atenda as expectativas das diferentes correntes que povoam as 19 siglas.

Já na próxima semana, existe a expectativa em torno da costura de uma primeira rodada oficial de conversas sobre o assunto. Até por que, na quinta-feira, dia 5, os pré-candidatos já podem realizar propaganda intra-partidária junto a filiados e convencionais, que também ajudam a definir e dar rumo ao posicionamentos das legendas e dos líderes sobre alianças e definições

Com informações folha do bico