Da Redação – Erisvaldo Barros

Como parte das atividades do termo denominado Setembro Amarelo, mês de fortalecimento da prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Augustinópolis, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), realizou uma mobilização na feira coberta da cidade de Augustinópolis para alertar as pessoas para a prevenção e combate ao suicídio na região do Bico do Papagaio. O evento foi realizado das 08:00 as 11:00  e contou com palestras e apresentações culturais da região

Presente no Plano do UNICEF (O Fundo das Nações Unidas para a Infância)  estas ações visam melhorar os indicadores no que se refere a mortalidade de adolescentes por causas externas, em especial, o Suicídio,  o tema desenvolvido foi: Setembro Amarelo, Conscientização para o Cuidado com a Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

Participaram do evento alunos das redes municipal e estadual, além de idosos atendidos pelos programas socais e acadêmicos do curso de Enfermagem das  faculdades de Augustinópolis, além da   e população em geral que marcou presença.

Para o Secretário de Saúde, Gedeão Alves Filho, “o suicídio tem índice alarmante no mundo, as pesquisas mostram que para cada suicídio  houve dez tentativas e a região do Bico do Papagaio  está dentro desse perfil. Um evento dessa magnitude vem para fortalecer as ações de prevenção desenvolvidas pelas equipes da secretaria de Saúde.  O nosso foco não é tratar do suicídio e sim da prevenção para que novos casos não sejam registrados pelas estatísticas”. Concluiu o secretário.

Setembro Amarelo

É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Texto professor Barros

www.ocatolicodobico.online